Fandom

CeraWiki

Poty Lazzarotto

9.402páginas en
el wiki}}
Crear una página
Discusión0 Compartir

¡Interferencia de bloqueo de anuncios detectada!

Napoleão Potyguara Lazzarotto, conhecido simplesmente como Poty (Curitiba, 29 de março de 1924 — Curitiba, 7 de maio de 1998) foi um desenhista, gravurista, ceramista e muralista brasileiro.

Filho de italianos, começou a se interessar por desenho ainda bem criança. Seu pai era ferroviário e sua mãe mantinha um restaurante na cidade, o Vagão do Armistício, muito freqüentado por intelectuais paranaenses.

Ao longo de sua vida, trabalhou principalmente com desenhos, gravuras e murais, serigrafia, litografia, pintura.

Segundo certos críticos, os murais são o trabalho mais representativo de sua obra. Em sua execução, Poty empregava materiais diversos, como madeira, vidro (vitrais), cerâmica, azulejo e concreto aparente, esse último um de seus materiais de predileção.

Há obras de Poty espalhadas por diversas cidades do Brasil e do exterior, incluindo murais em Portugal, na França e na Alemanha.

Suas obras também podem ser vistas em diversos locais públicos de Curitiba, como os painéis do pórtico do Teatro Guaíra, no saguão do Aeroporto Afonso Pena, na Praça 29 de Março, na Praça 19 de Dezembro (Curitiba) e na Torre da Telepar.

Dados biográficos Editar

Plantilla:Esboço-biografia Plantilla:Biografias

Categoria:Desenhistas do BrasilCategoria:Gravuristas do Brasil Categoria:Artistas plásticos do Paraná Categoria:Ítalo-brasileiros Categoria:Curitibanos

Spotlights de otros wikis

Wiki al azar