Fandom

CeraWiki

José Franco

9.402páginas en
el wiki}}
Crear una página
Discusión0 Share

¡Interferencia de bloqueo de anuncios detectada!


Wikia es un sitio libre de uso que hace dinero de la publicidad. Contamos con una experiencia modificada para los visitantes que utilizan el bloqueo de anuncios

Wikia no es accesible si se han hecho aún más modificaciones. Si se quita el bloqueador de anuncios personalizado, la página cargará como se esperaba.

[[Imagem:José Franco - busto.jpg|thumb|right|350px| Busto de José Franco na Aldeia típica do Sobreiro]]

José Silos Franco, (Sobreiro, Mafra, 1920) é um oleiro, ceramista e escultor português.

José Franco dedicou-se principalmente à arte-sacra, sendo por isso conhecido em todo o mundo, podendo encontrar-se obras da sua autoria inclusivamente no Vaticano. No entanto, a sua obra mais conhecida e popular será a Aldeia típica de José Franco, construção em miniatura de uma aldeia saloia do início do século XX, onde podem ser apreciadas cenas da vida da época, realizadas por bonecos mecanizados, principalmente movidos a água, bem como, lojas em miniatura que ilustram as mais diversas profissões, muitas delas, hoje em dia, completamente abandonadas. thumb|right|350px| Pormenor da aldeia

Jorge Amado Editar

[[Imagem:José Franco.jpg|thumb|right|150px| Na inscrição, da autoria de Jorge Amado, pode ler-se: ...José Franco, artista do barro e da vida - um grande homem do povo - um português que nasceu com o dom misterioso da beleza e a distribui como um bem de todos...]] Segundo Zélia Gattai na sua autobiografia, Jorge Amado conheceu José Franco, quando visitou a aldeia típica na companhia de Beatriz Costa e Francisco Lyon de Castro nos fins dos anos 60, tornando-se grandes amigos a partir daí. Jorge Amado visitava José Franco, a quem chamava queridinho, sempre que se deslocava a Portugal e a sua casa em Salvador é decorada com peças do artista português.

FundaçãoEditar

Em Abril de 2006, em entrevista à Agência Lusa, publicada no Correio da Manhã, José Franco, a viver num lar na Ericeira, acusa a família de o impedir de entrar na aldeia para trabalhar e de lhe negarem acesso ao dinheiro proveniente da exploração da aldeia, da qual possui quarenta por cento do capital.

O genro, gestor do espaço e principal visado, desmente as acusações dizendo que José Franco, "não está bem da cabeça" e que teria "estragado o dinheiro" recebido.

Para minimizar esta situação, José Franco pediu ajuda ao Rotary Club de Mafra, tendo em vista a criação de uma fundação sem fins lucrativos, com o seu nome, destinada a albergar o artista e o seu trabalho.

PrémiosEditar

José Franco foi agraciado com o título de comendador pelo ex Presidente da República, general Ramalho Eanes, foi-lhe atribuído o prémio na categoria de Arte pelo Rotary Club e foi ainda abençoado pelo Papa João Paulo II

Referências Editar

Franco Wikiquote

categoria:Ceramistas de Portugal categoria:Escultores de Portugal

Plantilla:Seminterwiki

Spotlights de otros wikis

Wiki al azar