Fandom

CeraWiki

Jorge Selarón

9.402páginas en
el wiki}}
Crear una página
Discusión0 Share

¡Interferencia de bloqueo de anuncios detectada!


Wikia es un sitio libre de uso que hace dinero de la publicidad. Contamos con una experiencia modificada para los visitantes que utilizan el bloqueo de anuncios

Wikia no es accesible si se han hecho aún más modificaciones. Si se quita el bloqueador de anuncios personalizado, la página cargará como se esperaba.

Jorge Selarón (Chile, 1947) é um pintor e ceramista autodidata chileno radicado no Brasil. Ele é o autor de uma obra viva e mutante que colore a Lapa e Santa Teresa.

Passou por mais de 50 países até decidir que viveria no Brasil. Sua maior e mais conhecida obra está na escadaria do Convento de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, que teve seus 215 degraus e 125 metros decorados com mais de dois mil azulejos diferentes, porvenientes de mais de 60 países, dando um tom brasileiro com as cores da bandeira. Segundo o artista, só conseguiu prosseguir com sua grande obra pintando e vendendo mais de 25 mil quadros, quase sempre com um tema motivado por um problema pessoal, "mulher grávida".

A famosa escadaria já correu o mundo, ora como tema principal para reportagens de revistas e programas de televisão do mundo todo, ora servindo de palco para videoclips, campanhas publicitárias e até para fotos de uma edição da Playboy estadunidense.

Em maio de 2005 a escadaria foi tombada pela prefeitura da cidade e Selarón recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A escadaria, que também é conhecida como Escadaria Selarón, está localizada no final da rua Teotônio Regadas, Lapa, Rio de Janeiro.

Enlaces externosEditar

Selaron, Jorge Categoria:Pintores do Brasil Selaron, Jorge Categoria:Autodidatas Categoria:Chileno-brasileiros

Plantilla:Semiw

Spotlights de otros wikis

Wiki al azar