Fandom

CeraWiki

Casa Fernando Pessoa

9.403páginas en
el wiki}}
Crear una página
Discusión0 Compartir

A Casa Fernando Pessoa é um espaço cultural inaugurado a 30 de Novembro de 1993, criado em homenagem ao poeta, e concebido como Casa da Poesia. Situa-se em Campo de Ourique - Lisboa, no prédio que Fernando Pessoa viveu, entre 1920 e 1935.

O edifício, adquirido pela CML, foi totalmente remodelado para instalar a primeira Casa de Poesia em Portugal. A fachada original foi mantida, sendo o restante adaptando à nova funcionalidade. Designers portugueses, foram convidados a criar o mobiliário da casa. O único espaço preservado na sua originalidade é o quarto que foi ocupado pelo poeta.

A Casa Fernando Pessoa é um espaço cultural polivalente, assumindo diversas vertentes tais como casa da poesia, biblioteca, espaço para exposições temporárias e para conferências, actividades culturais, sessões de leitura de poesia, encontros de poetas, conferências temáticas, workshops, exposições de artes plásticas, performance musicais, etc

É tambem o espaço de preservação dos objectos e móveis que pertenceram ao poeta bem como da biblioteca de poesia nacional e estrangeira, sobretudo e de relevo, o espólio literário pessoal do poeta.

A actividade da Casa estende-se ainda à Edição. Destaca-se a publicação da Revista Tabacaria - revista de Poesia e Artes Plásticas, em parceria com a Contexto Editora que, constituindo um veículo de divulgação da poesia e de todas as artes que com ela dialogam.

"A Casa Fernando Pessoa é um espaço aberto a todos quantos aí queiram visitar, ouvir, ler, criar e, mais que tudo, sentir."

Ligação externa Editar

Casa Fernando Pessoa

¡Interferencia de bloqueo de anuncios detectada!

Spotlights de otros wikis

Wiki al azar